top of page
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Pinterest
  • Facebook
  • Threads
  • Spotify
  • Substack

SOBRE A
CLÍNICA SOCIAL DE PSICANÁLISE
DO PROJETO INSTIGAR

 

Quem somos e o que oferecemos

A Clínica Social de Psicanálise do Projeto Instigar  já existe há muitos anos, através da disponibilidade de agenda da psicanalista Débora Andrade, mas a partir de 2023 faz uma expansão para possibilitar atendimento a um número maior de pessoas interessadas em iniciar análise. Esta expansão é possível graças aos psicanalistas que compõem o corpo docente dos Cursos Livres do Projeto Instigar, bem como alguns psicanalistas que frequentam os Grupos de Supervisão do Projeto Instigar, que também passaram a disponibilizar alguns horários das suas agendas, para negociar valores com as pessoas que são encaminhadas pela Clínica Social.

Para receber os encaminhamentos, estas psicanalistas precisam atender uma série de pré-requisitos, bem como manter o compromisso ético com a prática psicanalítica. 

Desta forma, o principal objetivo da Clínica Social de Psicanálise do Projeto Instigar é ser um ponto de conexão entre pessoas interessadas em ter atendimento psicanalítico por valores negociados, e psicanalistas comprometidos com esta proposta.

Nos atendimentos online oferecidos através da Clínica Social de Psicanálise há uma negociação do valor da sessão, de acordo tanto com a possibilidade financeira de cada interessado, como também da disponibilidade da psicanalista que o atenderá.

Reforçamos que os atendimentos não são gratuitos, para evitar posições de endividamento subjetivo. A capacidade subjetiva de bancar o próprio tratamento, mesmo quando os valores são negociados, tem uma função primordial dentro do trabalho psicanalítico, e deve ser preservada.

O primeiro passo para usufruir do serviço é agendar uma Entrevista de Recepção na Clínica, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição.

SOBRE O PROJETO INSTIGAR

Projeto Instigar: Criatividade, transformação e liberdade através da psicanálise.

Um ambiente seguro, onde os participantes são convidados a analisar suas vidas, e se apropriar da construção dos seus futuros.

Uma iniciativa da psicanalista Débora Andrade.

Periodicamente são realizados atividades como grupos operativos, rodas de conversa, oficinas e palestras voltadas para o público em geral, bem como cursos livresgrupos de supervisão em psicanálise para profissionais da área.  

Psicanalistas que atendem através da Clínica Social do Projeto Instigar

Psicanalista Débora Andrade

Débora Andrade

Psicanalista

Débora Andrade é psicanalista, supervisora clínica e coordenadora do Projeto Instigar. Desde 2005 dedicada ao atendimento clínico de adultos e de adolescentes em consultório.  Idealizadora e gestora do Projeto Instigar: criatividade, transformação e liberdade através da psicanálise.​ Desde 2019 é uma das psicanalistas convidadas para apresentar Seminários Clínicos no Curso de Formação em Psicanálise do CEP. Participou da criação do coletivo Escuta Sedes, que se originou para favorecer a elaboração em grupo de vivências difíceis ligadas ao cenário político e à pandemia. Foi credenciada na Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP por 12 anos, para atendimento psicanalítico de adultos e adolescentes. Durante este período realizou, representando a Rede Clínica do CEP, diversas palestras e rodas de conversa sobre Depressão e sobre Adolescência em instituições e empresas. ​Foi vinculada ao NuPAS (Núcleo de Psicanálise e Ação Social), onde participou como psicanalista em intervenções de grupo de colaboradores e cuidadores em instituições que atendem população em vulnerabilidade social, tendo atuado como ouvinte, observadora e coordenadora de grupos operativos. Fez Formação em Psicanálise pelo CEP-SP (Centro de Estudos Psicanalíticos), e Aperfeiçoamento em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea no Instituto Sedes Sapientiae. Desde que terminou sua formação mantem-se em educação continuada em psicanálise, participando de uma série de outros cursos, seminários teóricos e clínicos em psicanálise nas instituições: CEP, Instituto Sedes Sapientiae, SBPSP e COGEAE/PUC, além de participar de grupos de estudos e de supervisão, bem como análise pessoal.  Atualmente dedica-se ao estudo da psicanálise contemporânea, principalmente os textos dos psicanalistas André Green, Christopher Bollas, Joyce McDougall e Donald Winnicott.

Psicanalista Irani Gall

Irani Gall

Psicanalista

Sou Psicanalista, faço atendimento clínico de adultos e de adolescentes. Sou credenciada na Rede de Atendimento Psicanalítico - Clínica do CEP desde 2014 para atendimento psicanalítico de adultos e adolescentes. Graduada em Administração de Empresas na Universidade São Camilo, fiz o curso na Sociedade Brasileira de Coaching - Personal e Professional Coaching. Fiz a formação em Psicanálise no CEP-SP (Centro de Estudos Psicanalíticos) Em 2018 encerrei a carreira de 33 anos em corporação, sendo 23 anos na Editora Abril na área Financeira, em 2010 comecei a transição de carreira onde ingressei a formação em Psicanálise. Desde que terminei a formação mantenho em educação continuada em psicanálise, participando de uma série de outros cursos, seminários teóricos e clínicos em psicanálise na instituição CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos).

Psicanalista Rosa Moyses

Rosa Moyses

Psicanalista

Psicanalista em consultório particular desde 2014. Vinculada à Rede de Atendimento Psicanalítico do CEP-SP (Centro de Estudos Psicanalíticos), atendendo adultos e idosos a partir de 2016. Integrou a equipe de triagem dos interessados em iniciar um processo analítico da Rede de Atendimento do CEP. Estudiosa das questões relativas ao envelhecimento humano, participa do Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento do Depto. de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Foi AT - Acompanhante Terapêutica – de adultos e idosos junto à Attenda - Espaço de Formação e Clínica em Psicanálise. Fez parte do Grupo de Estudos sobre AT (Acompanhamento Terapêutico) e Envelhecimento, coordenado pelas psicanalistas Maíra Peixeiro e Natália Alves Barbieri. Integrou a organização GerAções - Pesquisa e Ações em Gerontologia (2020 - 2022), tendo participado como docente dos cursos: Fundamentos em Psicogerontologia (GerAções) e AT e a Clínica do Envelhecimento (GerAções + Cont.AT.o). Especialista em abordagens qualitativas de pesquisa (entrevista em profundidade, ‘focus group’, observação etnográfica), trabalhou por anos em organizações de comunicação e pesquisa e em escritório próprio, desenvolvendo estudos de imagem de marcas, instituições, pessoas. Desenvolveu projetos de pesquisa junto ao Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Governamental e Universidades. Ministrou cursos de formação em pesquisa qualitativa junto à ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) por 15 anos. A partir de 2007, iniciou um processo de transição de carreira, atuando inicialmente como coach certificada pela ICF (International Coach Federation) e como consultora de processos grupais em organizações não-governamentais. Formação Graduada em Ciências Sociais pela USP e pós-graduada em Ciência Política (USP) Psicanalista com formação pelo CEP-SP – Centro de Estudos Psicanalíticos Curso Conflito e Sintoma pelo SEDES – Instituto Sedes Sapientiae Extensão em Psicossomática Psicanalítica pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo Curso de formação de AT - Acompanhamento Terapêutico - pela Clínica Habitat Pós-graduada (‘latu sensu’) pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos) Coach pela Escola de Coaches do Instituto EcoSocial.

bottom of page